domingo, 15 de janeiro de 2012

Dá certo sem respirar ?

A revista Exame, edição especial número 1000 - "O Mundo em Transformação" -, na reportagem Procura-se Gente, traz inúmeras páginas sobre a "Ascensão da China". O primeiro parágrafo, no entanto, é de tirar o fôlego de qualquer um. Vejam que pérolas nota 1000, com grifos nossos:


"Com 4 milhões de habitantes e mais de 20.000 fábricas, Shaoxing tem todas as características típicas de uma cidade chinesa que deu certo. O ar beira o irrespirável. O trem-bala que percorre os 160 quilômetros que separam Shaoxing de Xangai está sempre lotado. E o trânsito é enlouquecedor. (...) Quem tem mais de 30 anos ainda se lembra dos dias em que Shaoxing tinha o céu azul. (...) A receita não poderia ter sido mais chinesa: custos de produção ínfimos, trabalhadores dispostos a passar 14 horas por dia na linha de produção ganhando um salário miserável (...)"


A reportagem aborda também outras consequências desse modelo que "deu certo", mas que "não está funcionando mais".  "Os tempos de sucesso fácil estão ficando para trás".


Que sucesso!


Isso é dar certo ? Isso é sucesso ? Se é assim, o homo sapiens merece tal classificação ?

Um comentário:

Savanna Aires Soares disse...

Longe de nós esse sucesso!